Escolas do Concelho

Escolas do Concelho

Agrupamento de Escolas de Alter do Chão

O Agrupamento de Escolas de Alter do Chão é composto, atualmente, por três estabelecimentos de ensino. Na freguesia e sede do concelho funcionam dois estabelecimentos: o Centro Escolar de Alter do Chão (com Jardim de Infância e 1.º Ciclo) e a Escola Básica com 2.º, 3.º Ciclos e Secundário Padre José Agostinho Rodrigues, sede deste agrupamento de escolas. O terceiro estabelecimento de ensino, um Jardim de Infância, funciona na freguesia de Cunheira. 

O edifício da escola sede apresenta a construção típica dos anos noventa, para as Escolas Básicas. Foi implementado no ano letivo 1996/1997 e é constituído por um corpo central de 2 pisos (R/Chão e 1.º andar). Disponibiliza à comunidade educativa refeitório, bufete, sala de convívio dos alunos, sala de convívio do pessoal docente e não docente, biblioteca, sala de estudo, serviços de papelaria e de reprografia. No espaço circundante a este edifício, existe um recinto polidesportivo descoberto com os respectivos balneários. Ainda neste espaço circundante, foi construído e inaugurado no ano letivo 2012/2013, o Centro Escolar de Alter do Chão com capacidade para acolher cerca de 300 alunos. Este edifício disponibiliza 2 naves interligadas por um espaço polivalente, espaços exteriores cobertos e um parque infantil para o pré-escolar. 

O estabelecimento de ensino localizado na freguesia da Cunheira, funciona num edifício típico do Plano dos Centenários, embora já com algumas intervenções para melhoria e adaptação do espaço a jardim-de-infância. 

Quanto à escola sede, e de acordo com o previsto no Decreto – Lei n.º 387/90, de 10 de Dezembro, foi designado como patrono, o Senhor Padre José Agostinho Rodrigues, conforme Despacho n.º 3165/97 (2ª série): “ O Padre José Agostinho Rodrigues (1917-1971) nasceu em Orvalho (Oleiros, Beira Baixa) e veio para Alter do Chão como pároco em 1944, onde se manteve até à data da sua morte. Foi capelão militar e licenciou-se em Teologia na Universidade de Salamanca. Dotado de forte personalidade e de assinalável espírito de iniciativa, procedeu à reconstrução da Igreja Matriz. Em 1956 colaborou na criação da cantina para os alunos das escolas primárias, mobilizando boas vontades e empenhando os proprietários locais no fornecimento gratuito de géneros para confecionar as respetivas refeições. 

Na sua intensa acção social, dinamizou a construção de casas para pobres, em colaboração com a Conferência de “São Vicente de Paulo”, no espírito de Frederico Ozonam. Devem, porém, ser assinaladas as suas qualidades de educador. Numa época de escassos recursos e lutando com carências de todo o tipo, empreendeu a construção do Externato Diogo Mendes de Vasconcelos, onde, a partir de 1958, muitos jovens de Alter do Chão e dos concelhos limítrofes puderam prosseguir os seus estudos e ascender a qualificações educativas e profissionais mais elevadas. 

Embora se tratasse de um estabelecimento de ensino não estatal, nunca os seus alunos, provenientes de meio rural carenciado, deixaram de o frequentar, em igualdade de oportunidades e com apoios sociais. 

 

Morada: Rua Dr.ª Mabilia de Freitas Martins, Apartado 13 – 7440-020 Alter do Chão 

Telefone: 245 612 371  

Correio Eletrónico: epjaralter@gmail.com 

 Fonte: escolasalter.drealentejo.pt

EPDRAC

A Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão (EPDRAC) surgiu em 2000, após a extinção da Escola Agrícola de Alter do Chão, que estava em funcionamento desde 1990. Em 2001 passou ao ensino público, sendo agregada ao Agrupamento de Escolas de Alter do Chão. No entanto, acabar-se-ia por desagregar, em 2012, por, passo a citar, “permitir assim à escola profissional o desenvolvimento do seu projeto educativo, que apresenta especificidades próprias e características únicas”.  

Sedeada na Coudelaria de Alter, a EPDRAC usufrui de vários pavilhões que contemplam as salas de aula, sala de professores, reprografia, sala de TIC, biblioteca, laboratório, sala de reuniões, coordenação e secretaria, refeitório, bar, pavilhões de arrumos e trabalhos cinegéticos, e um pavilhão para a prática desportiva. Possui ainda cavalariças bem equipadas com capacidade para 100 cavalos, oficina de siderotecnia, picadeiros cobertos de excelentes dimensões, campo de cross e de obstáculos, pista de galope e duas garriéres (picadeiro descoberto adaptado à prática do ensino).  

A EPDRAC coloca ainda à disposição cavalos e alfaias agrícolas para os seus alunos. Sem os quais não seria possível executar as mais simples tarefas inerentes aos cursos que aqui se lecionam.  

 

 Tel: 245 612505 

Correio eletrónico: epdrac.escola@gmail.com 

Website: www.epdrac.pt/ 

  

Coudelaria de Alter 

Coutada do Arneiro 

Apartado 20 

7440-909 Alter do Chão 

 Coordenadas GPS: 39.221776, -7.687602