Chancelaria

Chancelaria

A Chancelaria surge ainda no tempo em que os romanos ocupavam a Península Ibérica e era então denominada por “Vila Facaia”. Esta nomenclatura foi alterada mais tarde para “Vila Formosa”, talvez devido à formosura dos campos em que se encontrava e sobre os quais edificaram uma majestosa ponte. Com 71,7 km² de área e 448 habitantes (Censos 2011), a sua densidade populacional é de 6,2 hab/km².

No entanto, a sua designação atual surge por alturas da implementação da política agrária de D. Afonso III (reinou entre 1248 e 1279), onde aconteceram as divisões dos terrenos em propriedades livres, designadas por “herdades”, pois eram deixadas em herança de pais para filhos. Estas “herdades” pagavam um imposto, intitulado “chancelaria”.

Estipulava-se, seguidamente, os direitos e obrigações dos moradores, bem como as penas e coimas a que estavam sujeitos aqueles que infringissem as leis do concelho. O Concelho de Chancelaria tinha dois juízes ordinários, três vereadores, um procurador, escrivães, porteiros e demais funcionários necessários à sua administração. Tinha também capitão-mor, entidade a quem competia superintender na alçada civil e do crime, bem como comandar uma companhia de ordenanças.

Posto isto, a partir do reinado de D. Fernando (1367 e 1383) a vila passa a ser chamada de “Chancelaria” e os rendimentos fiscais da localidade fazem face às suas despesas, tendo sido doada a D. Nuno Álvares Pereira (1360-1431). Criou-se assim a ligação desta localidade à “Sereníssima Casa de Bragança”, fundada pelo Rei D. João I (1385 e 1433) e pelo condestável D. Nuno Álvares Pereira que acrescentou, por carta de 4 de abril de 1422, rendas e direitos da localidade de Chancelaria, confirmada mais tarde pelo rei D. Duarte (1433 e 1438). A 1 de julho de 1518, D. Manuel I, concede o Foral à vila de Chancelaria.

(Fonte: Silva Carvalho, Alexandre. “Distrito de Portalegre, Concelho de Alter do Chão – suas freguesias rurais…”. 1982, edição comemorativa dos 750 anos do primeiro foral de Alter do Chão)

Junta de Freguesia de Chancelaria

Presidente
Carlos Alberto Brites Narciso

Vogal-Secretário
José João Calado Correia

Vogal-Tesoureiro
Célia Maria Palmeiro da Costa

Assembleia de Freguesia

Presidente
Guilherme Pires Sapeta

1º Secretário
Diogo Miguel Oliveira Acates

2º Secretário
Vanessa Sofia Rodrigues Tapadas

Membros

Bruno Aires Mendes

Luís Miguel da Cruz Mendes

Maria Cecília Belo Vieira

Vítor Manuel Correia Palmeiro

Contactos

Telefone: 245 630 020

Morada: Largo Dr. Barreto Caldeira, 7440-201 Chancelaria

Correio electrónico: jfchancelaria@live.com.pt

Redes Sociais: https://www.facebook.com/Freguesia-De-Chancelaria-392440168055834/