Experiências

Experiências

Coudelaria de Alter do Chão 

A Coudelaria de Alter será instalada na Coutada do Arneiro, propriedade da Casa de Bragança, sendo a mais antiga e notável Coudelaria Portuguesa e, no mundo, a que mais tempo leva de funcionamento ininterruptamente no assento originário. 

É ao Rei D. José I que, quase inteiramente, cabe o mérito da instalação e estruturação da Coudelaria de Alter. 

O núcleo inicial da manada foi inteiramente constituído por éguas, na sua maioria, propositadamente adquiridas em Espanha. 

No processo de alargamento da área de pastoreio foi organizado, no final de 1757, o potril da Azambuja para funcionar como estrutura complementar da Coudelaria de Alter, para recria dos poldros após a desmama. 

 

Visitas: 

– Receção – Casas Altas 

– Eguada (de 3ª a 6ª, condicionada à fase de maneio do efetivo): Chegada e saída para o campo/Pátio das Éguas 

– Pátio D. João VI (Cavalariça Alter Real): Atividades de Desbaste, Seleção e Testagem 

– Casa dos Trens  

– Falcoaria 

* Se pretende ver a eguada contacte-nos previamente para confirmar que as éguas vêm ao monte. 

 Mais informações 

Telefone: +351 245 610 060 

Correio Eletrónico: geral@alterreal.pt 

Alter4Adventure 

A nossa missão é oferecer experiências de viagem autênticas com um toque personalizado. Conheça a essência de Alter do Chão percorrendo as suas estradas e trilhos de bicicleta com a companhia da sua família e amigos. 

UMA GRANDE AVENTURA COMEÇA COM UM PEQUENO PASSO! 

 

Contato 

Telefone: 965 529 280 

Birdwatching (Observação de Aves) 

O Birdwatching é uma atividade de lazer baseada na observação das aves no seu meio natural. Esta atividade proporciona momentos de contacto com a natureza e passeios ou caminhadas no Monte Barrão. Os diversos programas de observação e fotografia de aves no Monte Barrão podem ser privados ou em grupos já agendados para uma data específica. 

Duração/Preço: 1h/20 euros 

 

Local e detalhes de contato 

Telefone: 919 632 368 

Correio Eletrónico: perfectmoments2014@gmail.com 

E para as Crianças? Festeja o teu aniversário na Quinta! 

O Monte Barrão dispõe de um pacote variado de opções para realizar a festa de aniversário do seu filho. Pode optar por várias atividades disponíveis e criar a festa à sua medida e com muita imaginação. 

Consulte os diferentes pacotes no nosso parceiro “Era Uma Vez…” 

Duração/Preço: 4h/80 euros 

 

Local e detalhes de contato 

Telefone: 919 632 368 

Correio Eletrónico: perfectmoments2014@gmail.com 

Passeio de Barco 

Abrace a aventura de um passeio ecológico na Barragem do Maranhão, onde terá a oportunidade de usufruir de uma vista fantástica e experimentar os nossos vinhos Terras D’Alter. 

Duração/Preço: 1h/25 euros 

 

Local e detalhes de contato 

Telefone: 919 632 368 

Correio Eletrónico: perfectmoments2014@gmail.com 

Avis 

Passeio de Charrete 

Surpreenda a sua família com um passeio de charrete. 

Possibilidade de almoçar à sombra de um sobreiro na barragem do Monte Barrão. 

Os passeios em família têm um impacto surpreendente, e rendem sempre várias horas de energia e boa disposição! (3 pax) 

 

Duração/Preço: 30 minutos/45 euros 

 

Local e detalhes de contato 

Telefone: 919 632 368 

Correio Eletrónico: perfectmoments2014@gmail.com 

Monte Barrão 

Passeio Lusitano 

Para os amantes de equitação e da natureza, após terem ganho confiança e equilíbrio, serão guiados por um profissional que os ajudam a encontrar os melhores trilhos para poderem aproveitar todos os momentos desta experiência! (opção de piquenique) 

Duração/Preço: 1 h 30 minuto/50 euros 

 

Local e detalhes de contato 

Telefone: 919 632 368 

Correio Eletrónico: perfectmoments2014@gmail.com 

Monte Barrão 

Programa por Terras Coloridas (Prova de vinhos e visita à Adega) 

Visita guiada à vinha e adega, seguida por uma prova de 4 vinhos Terras d’Alter. As provas serão guarnecidas de azeite extra virgem, queijo Monte Barrão e pão caseiro. Almoço com menu especial confecionado com produtos regionais. (min 2 pax) 

Duração/Preço: 4h/32 euros 

 

Local e detalhes de contato 

Telefone: 919 632 368 

Correio Eletrónico: perfectmoments2014@gmail.com 

Adega, Fronteira e Monte Barrão, Alter do Chão 

Roteiro 

Três Dias em Alter 

 

De férias em Alter do Chão? Deixe-nos ajudá-lo a dar os primeiros passos pelo nosso concelho 

Um só lugar, diversas experiências 

Conhecer, sentir, provar e regressar! 

DIA 1 – PAISAGENS DE UMA VILA ALENTEJANA 

 – Deixe as malas no hotel/alojamento local e parta à descoberta! 

Venha perder-se pelas artérias históricas de Alter e conhecer o importante património, repartido entre o elegante casario branco de faixa colorida e as ruas calcetadas, onde convivem graciosas casas senhoriais dos séculos XVII e XVIII. Um autêntico museu vivo de história. 

 

– O lugar de Alter Pedroso… 

Antes de jantar, não pode perder a oportunidade de visitar o local onde a típica paisagem alentejana se funde com o vermelho vivo das papoilas e com os vestígios de um passado sempre presente. A cerca de 400 metros de altitude, tem aqui a verdadeira definição natural de Alto Alentejo. 

 

– Jantar com aromas e sabores alentejanos 

Com vários restaurantes locais à sua disposição, o mais típico da região merece ser provado e experimentado. Na terra de história viva, Alter define-se como o “Saber da Tradição com Sabor a Açafrão”, numa exclusividade saborosa. 

Acompanhe a refeição um dos vinhos DOC e termine com um dos exemplos da nossa doçaria regional. 

  

 

DIA 2 – CULTURA, HISTÓRIA E PATRIMÓNIO 

 

– O mosaico de Alexandre, O Grande 

Começamos o segundo dia com a antiguidade venerável de Alter do Chão. Aproveite para conhecer a sua história através do Centro Interpretativo da Casa da Medusa, localizado no Casa do Álamo, onde pode apreciar o seu grande destaque: o mosaico de Alexandre, O Grande. Um dos cinco conhecidos no mundo que retrata Alexandre e é o único ainda in situ. 

 

– Da época romana à medieval: o Castelo de Alter 

Agora reconvertido em espaço museológico, está atualmente dotado de uma sala com painéis para interpretação, duas salas de exposições temporárias e uma receção/loja. 

Mandado reconstruir por D. Pedro I, em 1359, distingue-se das outras fortalezas de cariz militar por se encontrar num local plano, no centro da vila. 

 

– Hora de repor as energias 

Aproveite para conhecer o espargo, a beldroega, o poejo, a hortelã da ribeira, a carrasquinha, espécies que abundam no campo e que são fortemente aproveitadas na nossa gastronomia, assim como algumas espécies cinegéticas, como a perdiz, coelho-bravo, a lebre e o javali. 

 

– Núcleo Museológico da Casa do Álamo 

A história de um território, de uma típica Casa Agrícola Alentejana, através das peças e objetos presentes, mas também pela mais recente tecnologia utilizada. 

A Casa possui uma Quinta à Portuguesa, onde se associava o recreio com a produção agrícola em espaço fechado, com a componente vegetal e construções tradicionais marcadamente mediterrânicas. 

 

 

DIA 3 – O EX-LIBRIS DE ALTER DO CHÃO 

 Para último, mas não menos importante, deixámos o nosso ex-libris, para que quando regresse ao seu local de residência, leve a imponência do Cavalo Alter Real na sua retina. 

 

– Coudelaria Alter Real 

A Coudelaria de Alter é ponto de visita obrigatório, onde o Cavalo Alter Real é o símbolo, atravessando o tempo e se eterniza na história.  

É criada em 1748, no âmbito de uma nova política coudélica, iniciada no ano de 1708, pelo Rei D. João V, consequência da moda europeia. 

Dominando a política coudélica, estava a profunda convicção de que a identidade nacional e a caracterização plástica e artística da Picaria Real teria de assentar na produção nacional de cavalos de sela, de Alta Escola. 

Trata-se da mais antiga e notável coudelaria do país, sendo, a nível mundial, a que está em atividade há mais tempo no mesmo local, ininterruptamente.  

Consoante a altura do ano, será possível conhecer diferentes aspetos do maneio do efetivo equino. Para além das visitas diárias, no horário normal de expediente, é possível também realizar visitas para grupos sob marcação prévia.