Associações

Associações

Alter Real BTT 

O Clube Alter Real BTT foi fundado em 2006 por um grupo de praticantes da modalidade. Todos os seus elementos têm a sua bicicleta e costumam encontrar-se todos os fins-de-semana para dar uma “voltinha”, e pôr a conversa em dia. É um grupo descontraído, apreciador da natureza e com muita vontade de pedalar. 

Telefone: 925 286 826 

Correio Eletrónico: alterrealbtt@gmail.com 

Redes Sociais: https://www.facebook.com/alterreal.btt/ 

Morada: Rua da Coudelaria de Alter nº1A – 7440 Alter do Chão 

Associação Amigos da Revista e do Fado 

A Associação Amigos da Revista e do Fado é uma associação recente, embora com um trabalho já muito reconhecido pelo público, pois nasceu assim de um grupo de amigos que apaixonados pelo teatro de revista e a canção nacional, o fado, se juntaram assim e hoje pode-se dizer que é uma associação com muita força e dedicação que teima em provar que em Alter do Chão há muito talento e muito diversificado.  

A A.A.R.F vai assim oferecer a todos os alterenses e não só, diversas Revistas à Portuguesa, Noites de Fado e muito mais. Com carinho pelo público, público que apoia ao máximo, e muita força, esta associação vai assim dar o seu melhor para que o seu trabalho seja visto e contribua também para a valorização de todos os alterenses bem como divulgar assim o nome da vila de Alter do Chão onde assim o permitirem.  

É uma associação que fará de tudo para sentir o seu público presente e feliz, nunca esquecendo as suas raízes e tradições, por isso convida assim todo o público a ficar atento a datas e assistir assim aos nossos espetáculos. 

 

Telefone: 969 384 506 

Correio Eletrónico: a.amigosdarevistaedofado@gmail.com 

Redes Sociais: https://www.facebook.com/amigosdarevistaedofado/ 

Morada: Rua da Liberdade nº9 – Alter do Chão 

Associação Cão Serra de Aires

A ACSA, com um trabalho de conservação, fomento, estudo, promoção e divulgação do Cão da Serra de Aires – Raça Portuguesa, Alentejana (Alto Alentejo), Património Animal e Cultural (com forte incidência no campo imaterial – PCI) com identidade “demarcada”, que se constitui também como um produto turístico – a ACSA propõe-se a dar um contributo à atractividade da região e ao seu desenvolvimento.  

Telefone: 919 736 543 / 967 042 301 / 919 588 716

Correio Eletrónico: acsaalterdochao@gmail.com

Redes Sociais: https://www.facebook.com/acsa.portugal

Morada: Rua da Lameira, nº12
7440- 043 Alter do Chão

Associação Cães da Serra de Aires

Clube de Caçadores de Alter do Chão 

O Clube de Caçadores de Alter do Chão é uma associação sem fins lucrativos que nasceu em 1986, por iniciativa de um grupo de amigos que se reunia habitualmente na Taberna do “Sr. José Casimiro” para conversar sobre caça.

Era um grupo cheio de ambições e objetivos, que a 7 de Novembro do mesmo ano se tornou numa Associação com o objetivo de promover  o desenvolvimento da caça, participando na sua criação e fomentação nos termos legais, assim como desenvolver atividade de tiro aos pratos, ao voo de treino e apuramento de raças de cães, como vem espelhado na alíneas a) e b) do artº.3 dos Estatutos em vigor. Constituiu-se Associação com intuito de construir uma reserva de caça e um campo de tiro, este último com o objetivo principal de proporcionar a prática do desporto de tiro aos pratos, aos caçadores da região, em época de defeso da caça. 

 

Telefone: 966161136

Morada: Campo de Tiro da Murtosa, Apartado 22 – 7440 Alter do Chão

Associação de Caçadores e Pescadores de Seda 

A Associação de Caçadores e Pescadores de Seda foi criada em 1995, com o objetivo proporcionar convívios entre os associados, praticando o exercício da caça e da pesca. 

Esta associação tem como fins: contribuir para o fomento dos recursos cinegéticos, para a prática ordenada e para a melhoria do exercício da caça, bem como zelar pelas normas legais da caça, tendo em conta a preservação do meio ambiente. 

 

Telefone: 966441820 

Correio Eletrónico: acpseda@gmail.com 

Morada: Estrada dos Espinheiros S/nº  – 7440-225 Seda 

Associação Desportiva de Alter 

A sua fundação remonta à data de 27 de Outubro de 1946, embora os seus Estatutos fossem registados a 15 de Setembro de 1947. 

A fusão de duas coletividades existentes, à data, “O Operário Futebol Club” e o “Grupo Desportivo Alterense”, esteve na origem da Associação Desportiva de Alter. 

 

Telefone: 968879868 

Correio Eletrónico: associacao.desportiva.alter@gmail.com 

Redes Sociais: https://www.facebook.com/ASS.DESP.ALTER/ 

Morada: Avenida Padre José Agostinho Rodrigues nº75 – 7440-Alter do Chão 

 

Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Alter do Chão 

Esta associação foi fundada em 1948 por um grupo de 50 alterenses e com o apoio do então Presidente da Câmara Municipal. O Sr. João Lopes Namorado foi o primeiro presidente da associação. 

Em 1950 foi disponibilizado um chamado salão de bailes, para que aí funcionasse o quartel desta associação. Foi nesta altura que se constituiu o Corpo de Bombeiros com 24 elementos, sendo nomeado o 1º Comandante, Sr. Dr. José Emílio de Carvalho. 

Ao longo dos anos a associação foi adquirindo, com o apoio da autarquia e com a angariação de fundos, o material necessário para prestar socorro. 

Atualmente possui 7 viaturas de incêndio, 9 ambulâncias e 4 veículos de apoio e, mais recentemente, 1 veículo do INEM, totalmente equipado com os meios necessários para prestar socorro no local. 

O corpo ativo é neste momento composto por cerca de 70 elementos no quadro ativo, tendo à sua disposição todo o material necessário para qualquer tipo de ocorrência. 

Telefone: 245612314 / 915999300 

Correio Eletrónico: bombeirosalter@hotmail.com 

Redes Sociais: https://www.facebook.com/AHBV.ALTERDOCHAO/ 

Morada: Rua do Comércio, 71 – 7440-066 Alter do Chão 

Associação Tertúlia Troféu 

A Tertuliatrofeu – Associação Cultural nasce em Novembro de 2014 com a finalidade de divulgar o caráter científico, pedagógico e cultural da preservação da natureza e da cultura equestre na região. Esta associação surgiu da necessidade da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão poder desenvolver as mais variadas atividades ligadas ao cavalo e à agropecuária e, assim, contribuir para o desenvolvimento de um espírito verdadeiramente empreendedor nos seus alunos, bem como proporcionar aos formandos uma sólida formação baseada num know-how muito realista e baseado na experiência. 

Neste sentido, todas as atividades são desenvolvidas em estreita colaboração com a EPDRAC e têm como pressuposto a divulgação de atividades equestres e agrícolas, numa ótica de interesse e desenvolvimento do concelho de Alter, com vista à valorização duma região votada à interioridade e com reduzida densidade populacional. 

Nos seus quase 7 anos de existência a Tertuliatrofeu organizou já mais de 20 concursos hípicos nas várias modalidades equestres, alguns deles de nível internacional, e que contaram com a participação de inúmeros cavaleiros, alguns deles campeões internacionais; esta associação foi também parceira do município na organização das várias edições da Feira de São Marcos. 

 

Telefone: 965040600 

Correio Eletrónico: tertuliatrofeu@gmail.com 

Morada: Rua de Santarém nº75 – 7440 – 058 Alter do Chão 

Banda Municipal Alterense 

A centenária Banda Municipal Alterense teima em provar que em Alter do Chão não há só cavalos célebres, mas também uma Banda Filarmónica, com um passado nobre, um presente válido e com muita esperança no seu futuro.  

Criada em 1896, com alvará assinado pelo Rei D. Carlos, designava-se por “Real Philarmónica Alterense”. Anos mais tarde, devido a mudanças politicas, passou a chamar-se “Philarmónica Alterense”, passando posteriormente para Banda Municipal Alterense, como hoje a conhecemos.  

A banda Municipal concede formação musical a cerca de 70 jovens da região, exercendo uma função educativa e social, razão pela qual sempre foi considerada um dos “ex-libris” da nossa terra.  

Atualmente é dirigida pelo Regente Virgílio Vidinha e pelo seu adjunto João Pedro Mergulhão. Tem igualmente em atividade um Grupo de Música Popular Portuguesa, denominado “Abelterium”, fundado em 1995 por músicos desta Coletividade, que já editou alguns trabalhos discográficos. 

Telefone: 245612070 

Correio Eletrónico: bandamalter@sapo.pt 

Redes Sociais: https://www.facebook.com/bandam.alterense 

Morada: Rua General Azevedo Coutinho – 7440-Alter Alter do Chão, Portugal 

Coral Polifónico de Alter 

O Coral Polifónico de Alter, fundado a 11 de maio de 1985, é uma associação cultural de Alter do Chão, distrito de Portalegre, tendo a primeira atuação pública a 8 de Dezembro do mesmo ano.  

Foi a 21 de maio de 1987 que se constituiu oficialmente como associação autónoma, sendo seus fundadores António Matias e o Professor Fernando Manuel Gonçalves Gordo, que viria a ser Diretor musical.  

Adotando a denominação de “Coral Polifónico de Alter”, os fins são de natureza artística cultural, educativa e recreativa, fomentando o desenvolvimento da música coral dos vários géneros: polifónico, popular, lírica, e coral sinfónica. A divulgação da música coral é o centro da convergência do seu esforço. O gosto pelo canto, a amizade e a satisfação pelo convívio, são as suas únicas formas de compensação. 

Tem levado a efeito iniciativas de carácter cultural promovendo a visita de outros agrupamentos corais em regime de intercâmbio, atuando em várias regiões, com mais incidência no centro e sul do pais, bem como na vizinha Espanha, representando condignamente o bom nome de Alter do Chão.  

Em Junho de 2009, este Coral deslocou-se a França, para atuar em Thourotte (Paris). Participou ainda no 4º Encontro de Coros Ibéricos em Faro (2010). Desde dezembro de 2012 integrado no “Ano Europeu da Solidariedade e do Envelhecimento”, que o Coral Polifónico se dirige anualmente a alguns Lares e Centros de Recuperação do Concelho para a realização de “miniconcertos” e desejar as Boas Festas aos idosos.  

A 11 de maio de 2014 nas comemorações do seu 29º Aniversário, teve lugar o I Encontro Internacional de Corais de Alter do Chão com a participação dos Grupos Corais: Adaggio – Valencia de Alcântara e Orfeão Tomaz Alcaide de Estremoz. 

Agraciado pela Câmara Municipal de Alter do Chão a 2 de Junho de 2011, com a medalha “Reconhecimento do Município pela Dinamização e Divulgação da Cultura”. 

Desde Maio de 2013 tem a sua sede nas novas instalações do Pavilhão Multiusos. O Coral Polifónico de Alter tem desde 2008 como Presidente da Direção José Lista e desde 2013 é dirigido musicalmente pelo Professor Duarte Graça. 

 

Telefone: 965030565 

Correio Eletrónico: coralpolifonicodealter@sapo.pt 

Redes Sociais: https://www.facebook.com/coraldealter/ 

Morada: Rua da Infância nº2 – 7440-097 Alter do Chão 

Grupo Alterense de Cultura 

O Grupo Alterense de Cultura foi criado em 1982 por um grupo de amantes de teatro e animação cultural. Com o GAC nasce o Grupo de teatro “O Cidral”, que se estreou logo nesse ano com uma revista à Portuguesa. 

Mais tarde, com a orientação do atual encenador, Marçal Godinho, o grupo vai mais longe, pisando vários palcos portugueses com a peça “O Livro da Alegria”, uma comédia inesquecível. Deste então, o GAC tem tido uma história de sucesso, apostando sempre no teatro popular, com inúmeras peças, entre elas, “Dois Mortos…Vivos”, de José Saireta e “Sucursal do Manicómio”, de André Brun. 

Mas não se fica por aqui, foi já no novo milénio que surgiram as maiores produções do grupo, tais como, “A Sombra”, de Ramalho Silva, “Aqui há Fantasmas” e o “O Gato”, de Henrique Santana. 

Em 2009 a associação comemorou o 27º aniversário, e estreou a comédia “Três em Lua-de-mel”, de Henrique Santana. Em 2010, a estreia da Revista à portuguesa “Nenhelé”, um retrato das vivências da vila de Alter, das suas gentes e dos seus costumes. 

Em 2011 o grupo estreou a peça “O Pimpão” e já em 2012 sobem ao palco com jovens artistas e com a estreia da revista à portuguesa “Queres assim ou com mais molho?”. 

O GAC completou 30 anos de empenho, dedicação e dinamização da cultura em Alter do Chão, promovendo o Concelho e as suas gentes de forma irreverente e exemplar. 

 

Telefone: 966780959 

Correio Eletrónico: gacultura1982@hotmail.com 

Redes Sociais: https://www.facebook.com/Grupo-Alterense-de-Cultura-445848595783091/ 

Morada: Praceta Joaquim Namorado, 6 – Apartado 32 – 7440-909 Alter do Chão 

Grupo de Forcados Amadores de Alter do Chão 

Foi em 1999 que o GFAAC fez a sua primeira atuação, na Praça de Toiros de Nisa. Tudo começou numa noite quente de verão, no largo do chafariz, onde estava um grupo de rapazes que depois de muito falarem sobre toiros, corridas e pegas, começaram a simular pegas uns com os outros. A paródia era muita, e repetiram esta brincadeira noutras noites. Do chafariz passaram para as praças com o nome “Pró-Q´Calhar”, animando as garraiadas e largadas, por todo o Alto Alentejo. 

Este grupo de rapazes começou a ganhar corpo e forma de grupo de forcados e foi aí que se iniciou a formação inicial do GFAAC. 

Luís Saramago foi o cabo escolhido por unanimidade. A sua experiência no mundo tauromáquico aliada a uma personalidade forte e um grande sentido de liderança, fizeram do Luís a pessoa indicada para o lugar. 

Infelizmente, Luís só desempenhou as suas funções durante três anos, pois uma doença gravíssima tirou-lhe a vida. O grupo ficou órfão numa fase muito embrionária, mas a vontade de continuar o projeto que o Luís com tanta dedicação idealizou, deu força ao grupo para prosseguir. 

É de destacar a sua estreia no Campo Pequeno, a 28 de Julho de 2008, onde a sua exibição emocionou os presentes. O grupo regressou a Alter com o prémio da melhor pega. 

João Paulo Faria e João José Saramago deram continuidade ao projeto do Luís, bem como Elias Santos, recentemente a ocupar o lugar de cabo deste grupo que tem feito atuações brilhantes por todo o país. 

 

Telefone: 960 148 362 

Redes Sociais: https://www.facebook.com/Grupo-de-Forcados-Amadores-de-Alter-do-Ch%C3%A3o-1015137728552402/ 

Morada: Rua de Igreja nº4 – 6060-240 Ladoeiro 

Rancho Folclórico “As Ceifeiras” 

O Rancho Folclórico iniciou a sua atividade em 1981, com umas marchas de Carnaval ensaiadas por Amaro da Alegria Correia. Como houve uma grande adesão de todas as pessoas envolvidas nesta iniciativa, nasceu uma enorme vontade de criar um rancho folclórico. Não havendo sítio para ensaiar passaram a juntar-se na alfaiataria do Sr. João Coelho. 

Entretanto nasceu uma coletividade de nome Grupo Alterense de Cultura, à qual o rancho pertenceu, antes de fazer parte da Casa do Povo. Mais tarde, aquando da extinção das Casas do Povo, o Rancho foi obrigado a criar a sua própria coletividade, que se designa, atualmente por Rancho Folclórico “As Ceifeiras”. 

Desde então, o grupo dançou e cantou em palcos de norte a sul do país, participando em festivais de folclore nacionais e internacionais. 

 

Telefone: 965 219 992 

Correio Eletrónico: rfceifeiras.alterdochao@hotmail.com 

Redes Sociais: https://www.facebook.com/asceifeiras/ 

Morada: Largo Os Doze Melhores de Alter s/n – 7440-021 Alter do Chão 

 

 

Associação R & W – Alter Runners Associação 

A Associação R & W – Alter Runners Associação, usualmente tratada como Alter Runners, foi fundada em junho de 2016 por dois amigos, residentes em Alter do chão, em representação de um grupo que tem como prazer comum a corrida e caminhada em contacto com a natureza. 

Depois de algum tempo a realizar pequenos eventos na Vila de Alter do Chão, fazendo com que alguma da sua população conseguisse sair de suas casas e praticasse algum exercício físico, este grupo sentiu a necessidade de se fundar como associação com o objetivo de realizar eventos oficiais e com isso chamar pessoas que não conhecem a nossa Vila, pessoas que já ouviram falar mas não sabem onde fica e até aquelas que já nos vieram visitar mas gostavam de a conhecer melhor, passando por locais que normalmente estão vedados ao normal transeunte. 

Noutra esfera e como vem sendo prática, queremos também divulgar a nossa Vila de Alter do Chão, levando os nossos associados a participar em provas e eventos de norte a sul do país, proporcionando desta forma o enriquecimento cultural, a troca de experiências e o convívio entre pessoas de diferentes regiões. 

 

Telefone: 968 864 627 

Correio Eletrónico: alterrunners@gmail.com 

Redes Sociais: https://www.facebook.com/alterrunners/ 

Morada: Rua Diogo Mendes de Vasconcelos nº3 – 7440-063 Alter do Chão 

Associação de Criadores do Rafeiro do Alentejo 

O Rafeiro do Alentejo constitui património genético, sócio-cultural e patrimonial de inestimável valor que importa preservar, divulgar e melhorar. Esta raça de canídeos existe, desde tempos imemoriais, sobretudo no Alentejo, com uma relação muito próxima das suas Gentes, desde sempre de grande utilidade, sobretudo no âmbito agropecuário, na guarda de rebanhos e dos Montes alentejanos.

A preservação desta raça é essencial do ponto de vista histórico mas também na preservação da biodiversidade e valorização de uma raça com aperfeiçoamento e selecção meritórios ao longo de séculos. O Rafeiro do Alentejo é ainda um exemplo claro da sinergia entre os elementos naturais e Humanos e da necessária sustentabilidade de todo o ecossistema com o Homem.

A ACRA tem contribuido de forma decisiva, há mais de 20 anos, na defesa e valorização deste nosso património. Esse trabalho só foi possível através do empenho de todos os associados, desde os fundadores até aos mais recentes, aos amantes da raça em geral e a inúmeras entidades que têm apoiado a Associação.

Telefone: 968 864 627 

Correio Eletrónico: geral@acra.org.pt

Morada: Apartado 34, 7450-909 Monforte, Portugal

ACRA Rafeiro do Alentejo

Associação Percurso Futuro

 

Correio Eletrónico: percursofuturo@hotmail.com

Morada: Largo Dr. Barreto Caldeira 7440 – 201 Chancelaria

Universidade Sénior do Concelho de Alter do Chão (USCAC)

 

Correio Eletrónico: uscac.associacao@gmail.com 

Morada: Rua do Reguengo, Edifício da Antiga Escola Pré-Primária, 7440 – 076 Alter do Chão