Seda

Seda

Com cerca de 400 habitantes (censos 2011), a freguesia de Seda está situada numa pequena elevação, a 12 km da sede do concelho, ocupando uma área de 11,223 hectares. Foi uma vila e outrora constituiu um pequeno concelho, que surge do foral dado por Frei Simão Soeiro (Mestre da Ordem de Avis), em 1271. Extinto em 1836, este era constituído pelas freguesias de Ervideira, Sarrasola e Seda e tinha, em 1801, 754 habitantes.

O povoamento desta freguesia ascende a épocas pré-romanas, de que são testemunho cerca de dezena e meia de antas identificadas. Porém, a presença dos romanos na região e a sua invulgar capacidade construtiva mantém-se intacta à passagem do tempo e das águas. Exemplo disso é a Ponte Vila Formosa, erguida algures os séculos I/II – classificada como monumento nacional desde 1910 –, que ainda hoje permite a passagem no sentido Ponte de Sor.

A população dedica-se à agricultura, pecuária, indústria de panificação, moagem, construção civil, comércio e serviços. A feira anual realiza-se no segundo fim-de-semana de Julho, com a romaria a S. João a acontecer no dia 24 desse mesmo mês. As festas de Verão realizam-se em Agosto.

 

Património Cultural:

– Igreja Paroquial, dedicada à N.ª Sr.ª do Espinheiro, sobranceira ao casario baixo da freguesia. O Templo é muito simples, com torre sineira típica do século XVI, de cúpula cónica. O altar principal é de madeira entalhada, de século XVII;

– Capelas de S. João, S. Bento e de S. Brás;

– Ponte Romana;

– Muralhas da freguesia;

– Fonte do Ribeirinho;

– Vestígios do Mosteiro de S. Veríssimo.

 

A gastronomia não varia em relação às outras freguesias do concelho, também aqui se confeciona o ensopado de borrego, a açorda alentejana e as deliciosas migas. Quanto ao artesanato, este é maioritariamente constituído por artefactos de cortiça e de madeira, para além da sapataria e tapeçaria.

Junta de Freguesia de Seda

Presidente
Manuel Marques Antunes de Matos

Vogal-Secretário
Eugénia Maria Pereira Varela

Vogal-Tesoureira
Gonçalo Manuel Casqueiro Almeida

Assembleia de Freguesia

Presidente
António Salvado Bernardino

1º Secretário
Delfina Rosa Velez Coelho

2º Secretário
Paulo Manuel dos Santos Calado

Membros

Mário Sérgio Malheiro Mendes

Álvaro Manuel Gonçalves Arriaga

Marta Isabel Narciso Correia

João da Silva de Matos Costa

Contactos

Telefone: 245 636 116

Morada: R. do Poço 28, 7440-225 Seda

Correio electrónico: jfseda@gmail.com

Redes Sociais: https://www.facebook.com/freguesiadeseda/