Gastronomia e Produtos Locais

Gastronomia

O REI AÇAFRÃO 

A Gastronomia é uma das vertentes socioculturais que mais identificam os Alterenses, constituindo um fator de diferenciação e afirmação do concelho de Alter do Chão. 

Consciente da singularidade e da genuinidade deste património cultural do concelho, a Câmara Municipal de Alter tem vindo a desenvolver uma forte aposta na promoção da Gastronomia local e tradicional, onde o Açafrão é protagonista. O Açafrão-Bastardo serve de base à elaboração do saboroso Arroz Amarelo que acompanha o ensopado de borrego. Seguindo essa lógica, o Município promove, todos os anos, a Semana Gastronómica do Açafrão. 

Para além disso, há ainda a aplicação deste produto endógeno em bebidas. Em 2012, a Câmara Municipal de Alter do Chão lançou o Licor de Açafrão, um produto feito exclusivamente para o Município, como forma de valorizar esta especiaria muito apreciada na região. A produção ficou a cargo da empresa Vale do Mestre, e pode adquirir este licor no Castelo e Posto de Turismo de Alter. 

OS TRADICIONAIS SABORES DO ALENTEJO

Deliciar-se e voltar: dois verbos habitualmente conjugados por quem visita Alter do Chão e prova os seus pratos típicos. Veja aqui algumas das iguarias que pode experimentar durante a sua estadia no nosso concelho. 

 

Sopa de tomate – Sopa à base de pão tomate e ovo. 

 

Sopa de Cachola alentejana – Esta é uma sopa que é confecionada aquando da tradicional matança do porco, uma vez que os seus ingredientes principais são as fissuras do porco e o sangue. 

  

Sarapatel – Sopa à base de miúdos do borrego, sangue e pão. 

 

Sopa de cação – Sopa de cação é um prato típico da culinária portuguesa, originário na região do Algarve, mas também muito famoso no Alentejo. 

 

Beldroegas com ovo – A beldroega é uma planta que cresce espontaneamente nos campos no verão. É rica em Ómega 3, Vitaminas A, B e C, carotenos e minerais como o magnésio, cálcio, potássio e ferro. 

 

Açorda com ovo – Sopa tradicional alentejana à base de pão, ovo e coentros.  

 

Migas de pão com entrecosto frito – As migas à alentejana constituem um dos mais conhecidos pratos da nossa gastronomia. Tal como as açordas e outros pratos desta região portuguesa, o ingrediente de base é o pão, produto tradicional do Alentejo. A carne utilizada é a de porco, outro produto regional com grandes tradições. 

 

Gaspacho alentejano – Em Portugal, o gaspacho é oriundo das regiões do Alentejo e do Algarve. Os ingredientes são cortados em pedaços pequenos, aos quais se adiciona o pão alentejano, em pedaços ligeiramente maiores, no final, antes do tempero com azeite, vinagre e sal a gosto. 

 

Filhoses alentejanas – Depois de feita a massa fritam-se em óleo quente. Num prato mistura-se o açúcar e a canela, que se polvilham com elas ainda quentes.  

 

Como sabemos, o que distingue a cozinha alentejana de qualquer outra a nível mundial, são os temperos que são dados aos nossos pratos mais típicos.

 

ERVAS AROMÁTICAS

 

Açafrão – A especificidade do uso do Açafrão, em Alter do Chão, sempre foi o da culinária, apesar de testemunhos remotos atestarem a sua utilização sobretudo na tinturaria. Mas é somente em Alter do Chão que o chamado açafrão-bastardo ganha estatuto, servindo de base à confeção do saboroso arroz amarelo que acompanha o tradicional ensopado de borrego. 

 

Louro 

Utilizado em – Cozidos, assados, feijões, massas, caldos e carnes. 

 

Coentros  

Utilizado em – Peixes, frutos do mar, molhos, sopas, carnes e aves. 

 

Orégãos 

Utilizado em – Molhos italianos, de tomate, ensopados, massas, sopas e espetadas (de carneiro e porco). 

 

Salsa 

Utilizado em – Molhos, patês, saladas, legumes, peixes, omeletes, sopas e guisados.