Apoio ao Munícipe

Apoio ao Munícipe

Boas Práticas Consumo de Água

O Planeta Terra é constituído maioritariamente por água, que cobre cerca de 2/3 da sua superfície. Todavia, a água doce representa apenas cerca de 3% da água total existente. Dentro destes 3%, apenas 0,1% são diretamente acessíveis aos seres vivos (rios e águas subterrâneas pouco profundas que afloram à superfície), estando 2,3% sob a forma sólida nos glaciares e 0,6% sob a forma de águas subterrâneas profundas e, portanto, inacessíveis. 

A limitação da água disponível no nosso planeta e as enormes desigualdades na sua distribuição determina que a maior parte da população mundial enfrente graves problemas no acesso a água potável. O crescimento demográfico, as dinâmicas económicas e os novos estilos de vida tornam-na um recurso cada vez mais escasso e valioso. As alterações climáticas vêm agravar este cenário. 

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a continuação dos níveis atuais de consumo, desperdício e contaminação, terão consequências tão graves ao ponto de, dentro de algumas décadas, a água se tornar a principal causa de conflitos à escala mundial. 

Para que tal não aconteça, aconselhamos os nossos munícipes a atuar no normal desenrolar do seu dia-a-dia, a saber:  

– Ajuste o autoclismo para um volume de descarga mínimo baixando a boia. Em média, cada descarga gasta de 10 a 12 litros de água quando metade seria suficiente; 

– Feche a torneira enquanto lava os dentes e use um copo para bochechar; 

– Ao lavar as mãos feche a torneira enquanto as ensaboa; 

– Utilize preferencialmente o duche em alternativa ao banho de imersão; 

– Feche a água do duche enquanto se ensaboa e lava o cabelo ou, em alternativa, adquira chuveiros temporizados que interrompem o fluxo de água decorrido algum tempo; 

– Para poupar água e tempo, considere lavar a cara e lavar os dentes quando está no duche; 

– Verifique se as torneiras ficam bem fechadas após o uso. Não as deixe a correr ou a pingar; 

– A água utilizada para lavar a fruta e legumes poderá ser utilizada igualmente para a rega de plantas. Não a deite fora!; 

– Prefira projetos que reutilizem águas residuais e/ou água da chuva para a rega. 

Cumprindo estes e outros conselhos de eficiência energética, é garantido que irá poupar dinheiro no momento de pagar a sua fatura da água, ao mesmo tempo que “poupa” o meio ambiente! 

 Ligações relacionadas: http://www.ersar.pt/pt 

Contactos

Para questões relacionadas com Água e Saneamento, contacte: 

245610000 (Ext: 21343) ou através do e-mailaguas@cm-alter-chao.pt 

Viver em Alter do Chão

Rede De Apoio Ao Investidor Da Diáspora

O Município de Alter do Chão assinou no dia 26 de agosto de 2022, o Termo de Adesão à Rede de Apoio ao Investidor da Diáspora (RAID), homologado pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo.

Ler Mais »