Prepare-se e proteja-se – Cumpra Com As Regras No Uso De Maquinaria
" Maquinaria"
Prepare-se e proteja-se – Cumpra Com As Regras No Uso De Maquinaria
Muitos incêndios têm origem em trabalhos com máquinas e equipamentos agrícolas e florestais.
PREPARE-SE E PROTEJA-SE
Antes de ir para o campo, consulte o índice de perigo de incêndio rural para o seu município, em ipma.pt, e saiba quais as restrições nos territórios rurais e na envolvente de áreas edificadas.
Nos dias de perigo «muito elevado» ou «máximo»
É PROIBIDO:
- Utilizar máquinas motorizadas não dotadas dos seguintes equipamentos:
- Um ou dois extintores de 6 kg cada, de acordo com a sua massa máxima e consoante esta seja inferior ou superior a 10 000 kg;
- Dispositivos de retenção de faíscas ou faúlhas, exceto no caso de motosserras, motorroçadoras e outras pequenas máquinas portáteis.
- Realizar trabalhos com recurso a motorroçadoras (com exceção das que utilizam cabeças com dispositivos não metálicos, por exemplo, de fio de nylon), corta-matos e destroçadores, todos os equipamentos com escape sem dispositivo tapa-chamas, equipamentos de corte, como motosserras ou rebarbadoras, ou a operação de métodos mecânicos que, na sua ação com os elementos minerais ou artificiais, gerem faíscas ou calor.
Informe-se pelo 808 200 520 | 211 389 320 (custo de chamada local) ou na sua Câmara Municipal.
Saiba mais em portugalchama.pt